Histórico da Digitalização no Setor Público e Privado

Renor A A Ribeiro, Ph.D. (2025)

 
 
 

    A transformação digital representa uma trajetória evolutiva e mais abrangente que organizações dos setores público e privado percorrem para tornar produtos, serviços e processos digitais, aproveitando tecnologias para viabilizar modelos de negócio e operacionalidade que criam valor. Este processo vai além da mera aplicação de tecnologia, compreendendo redesign de sistemas, capacitação de pessoal, automatização de processos e relacionamento com o ecossistema. A seguir, iremos definir alguns conceitos relacionados ao tema:

  • Digitização (do inglês digitization) refere-se ao processo de converter algo analógico em um formato digital. É a passagem de dados físicos para o meio digital, como escanear documentos. A digitização é o nível considerado básico na jornada digital. Nos documentos oficiais brasileiros, a digitização é comumente tratada como digitalização.
  • Digitalização (do inglês digitalization) envolve o emprego de tecnologias digitais para mudar um modelo de negócio e prover novas oportunidades de receita e produção de valor. É a inovação de modelos de negócios e processos para explorar as oportunidades digitais. Implica mudanças profundas na estrutura, processos e estratégia do negócio. A digitalização preconiza o completo gerenciamento da informação em meio digital, desde o seu nascimento até o descarte.
  • Transformação Digital (digital transformation) é um processo mais amplo e evolutivo. Refere-se à trajetória que uma organização persegue para tornar seus produtos, serviços e processos digitais. Aproveita capacidades digitais e tecnologias para viabilizar modelos de negócios, processos operacionais e experiências de clientes, criando valor. A transformação digital pode envolver digitização e/ou digitalização, mas vai além disso. É um processo no qual recursos tecnológicos passam a ocupar um lugar central na organização. Não se resume apenas à aplicação de tecnologia, mas compreende pilares interconectados como redesenho de sistemas, capacitação de pessoal, automatização de processos e relacionamento com o ecossistema. Resulta em um novo paradigma caracterizado pela hiperconectividade e colaboração entre consumidores e organizações. A transformação digital é vista como uma mudança de paradigma e às vezes rotulada como uma revolução tecnológica. Em organizações públicas, o termo tem sido utilizado para iniciativas modestas, mas a definição mais ampla é totalmente aplicável.

Histórico no Setor Privado:

Nos últimos 25 anos, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) evoluíram muito, impactando significativamente pessoas e empresas. A chegada e evolução da internet foram impulsionadores principais, juntamente com outras tecnologias como 3G, 4G, 5G, aumento da banda larga, evolução de aparelhos celulares, computação em nuvem, inteligência artificial (IA), big data e internet das coisas (IoT). Essas tecnologias tornaram-se acessíveis e estão disponíveis para serem usadas em novos modelos de negócios ou para transformar negócios já existentes. Empresas como a Apple reinventaram a interação com o mundo através de dispositivos como o iPhone, criando um novo universo digital com aplicativos de fácil uso. Atualmente, competir com empresas que nascem 100% digitais, com mentalidade de escala exponencial, é um desafio. A transformação digital se estabeleceu como uma prioridade estratégica na busca por competitividade empresarial.

Histórico no Setor Público Brasileiro:

A transformação digital no setor público brasileiro tem uma trajetória que remonta ao final da década de 1990.

  • Anos 2000: O conceito de Governo Eletrônico (e-Government) surge a partir da evolução da TIC, especialmente a internet, visando novas formas de relacionamento da Administração Pública com a sociedade, com foco na prestação de serviços sem a necessidade de presença física. O Programa de Governo Eletrônico do Estado brasileiro foi criado no ano 2000, alinhado às metas do Programa Sociedade da Informação (SocInfo).
  • Período pós-2009: Houve a evolução das estratégias de tecnologia da informação e comunicação no governo, como a Estratégia Geral de Tecnologia da Informação (EGTI) e a Estratégia Geral de Tecnologia da Informação e Comunicações (EGTIC), que buscaram estruturar, integrar e agregar valor na gestão dos ambientes de informática do Executivo Federal.
  • E-Digital 2018: O Governo Federal publicou a Estratégia Brasileira para a Transformação Digital (E-Digital) em 2018. Este documento representou uma nova abordagem para o uso das tecnologias digitais no setor público, colocando o foco totalmente centrado no cidadão e buscando transformar a economia, o governo e a sociedade brasileira.
  • EGD 2020-2022: A Estratégia de Governo Digital (EGD) para o período de 2020 a 2022 foi formalizada pelo Decreto nº 10.332, de 28 de abril de 2020. Esta estratégia instituiu o Brasil como um Governo Digital. Seu principal objetivo era transformar todas as etapas e serviços públicos digitalizáveis até 2022, tornando-os 100% on-line, por meio do portal GOV.BR. A EGD 2020-2022 busca oferecer políticas públicas e serviços de melhor qualidade, mais simples, acessíveis a qualquer hora e lugar e a um custo menor para o cidadão. A construção da EGD contou com a participação da sociedade organizada, entidades governamentais e cidadãos.
  • Aceleração pela Pandemia: Embora o movimento de transformação digital já fosse uma prioridade, ele ganhou um enorme impulso a partir da pandemia de Covid-19. A necessidade compulsória de trabalho remoto superou resistências culturais e impulsionou a adoção de ferramentas colaborativas e soluções digitais em poucos dias. Anos de tentativas de transformação digital foram resolvidos rapidamente devido à situação-limite criada pela pandemia.
  • Desenvolvimentos Recentes e Infraestruturas Públicas Digitais (IPDs): Desde o primeiro mandato do governo Lula, o Brasil tem avançado na modernização dos serviços públicos. A plataforma GOV.BR digitalizou mais de 4 mil serviços e conta com mais de 162 milhões de contas. A publicação recente da Estratégia Nacional de Governo Digital (ENGD) e da Estratégia Federal de Governo Digital (EFGD) reforça a inclusão, direitos humanos e sustentabilidade. A EFGD formalizou a Infraestrutura Nacional de Dados. A implementação de IPDs como a identidade digital, o PIX, o Cadastro Único (CadÚnico) e o Cadastro Ambiental Rural (CAR) tem fortalecido a gestão de políticas públicas e ampliado o acesso a serviços. Um exemplo essencial de IPD é o alinhamento da Carteira de Identidade Nacional à identidade digital GOV.BR, oferecendo um número único de identificação civil.
  • Desenvolvimento Centrado no Cidadão: A visão de governo digital no Brasil é centrada no cidadão, buscando garantir que toda interação seja percebida como personalizada e alinhada à sua jornada de vida. Os cinco pilares do governo digital incluem: identificação unificada dos cidadãos; fortalecimento da plataforma GOV.BR; integração federativa; Infraestrutura Nacional de Dados e interoperabilidade; e privacidade e segurança de dados.

A transformação digital no setor público é necessária, possível e urgente, com as abordagens fora do setor público elevando as expectativas dos cidadãos. O setor público brasileiro está passando por uma transformação digital. Os cidadãos demandam melhores serviços públicos baseados em tecnologias atuais, sem necessidade de presença física ou autenticação cartorial para informações já existentes em bases digitais do próprio governo.

Historicamente, a jornada digital no governo pode ser vista em níveis de maturidade. O nível inicial é o Governo Eletrônico, focado em ter serviços online para conveniência e eficiência. Níveis mais maduros envolvem Governo Aberto, baseado em transparência e engajamento, e evoluem para o uso do valor dos dados como ativo e análise de dados como recurso crítico. O nível mais maduro é o Governo Inteligente, onde a transformação digital é um processo contínuo autossustentável.

Apesar dos avanços, o setor público brasileiro ainda é considerado digitalmente imaturo e está atrasado em relação ao setor privado quanto à transformação digital. Estudos apontam que poucas organizações públicas atingiram um estágio avançado de criação de valor novo e significativo a partir de serviços digitais. Essa lacuna tem sido observada tanto na prática quanto na literatura acadêmica. No entanto, casos de sucesso em transformação digital no setor público brasileiro mostram que isso não é novidade e que o impacto positivo repercute na economia, segurança e bem-estar social.

REFERÊNCIAS

de Medeiros, A. A. D. (2003). Modelagem e Análise de Sistemas Dinâmicos, Apostila.

Lopez, R. A. (2000). Sistemas de Redes para Controle e Automação, Book Express.

Maitelli, A. L. (2001). Controladores Lógicos Programáveis, Apostila.

Natale, F. (2003). Automação Industrial, Editora Érica.

Ribeiro, M. A. (2000). Instrumentação, PETROBRAS.

Filho, C. S. (2003). www.cpdee.ufmg.br/˜ seixas, CPDEE - UFMG.

BRASIL. Brasil apresenta experiências de sucesso da Transformação Digital em evento da Rede Gealc. 27 nov. 2024.

HOFF, Yasmim. Digitalização, Digitização ou Transformação Digital: Qual a diferença?. 21 jun. 2024.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANÇA PÚBLICA (Org.). Reconstrução do Brasil pela transformação digital no setor público. Brasília: IBGP, 2020. 264 p.

PENA, M. G.; SILVA, A.C. A digitalização de documentos históricos e a gestão eletrônica de documentos para disponibilização on line. Saber Digital, [Local da publicação - CESVA/FAA], v. 01, n. 1, p. 80-96, 2008.

 

 

 

Considerando as distinções apresentadas nas fontes entre 'digitalização', 'digitização' e 'transformação digital', e os marcos históricos mencionados, como podemos descrever a trajetória e a evolução dessas iniciativas no Brasil, particularmente no setor público?

Tópico: Histórico da Digitalização no Setor Público e Privado

Histórico da Digitalização no Setor Público e Privado

Com base na aula estudada, apesar dos avanços na transformação digital, o setor público brasileiro tem evoluído de forma gradual, mas ainda atrasado em relação ao setor privado.

A transformação digital do governo brasileiro evoluiu de uma fase inicial de digitização, digitalização e informatização para uma estratégia mais abrangente de governo digital, buscando aprimorar a eficiência dos serviços públicos e a interação com os cidadãos.

Na evolução da transformação digital do Governo Brasileiro, destaca-se:

- Anos 2000: O conceito de Governo Eletrônico (e-Government) surge a partir da evolução da TIC, especialmente a internet, visando novas formas de relacionamento da Administração Pública com a sociedade, com foco na prestação de serviços sem a necessidade de presença física. O Programa de Governo Eletrônico do Estado brasileiro foi criado no ano 2000, alinhado às metas do Programa Sociedade da Informação (SocInfo).

- Período pós-2009: Houve a evolução das estratégias de tecnologia da informação e comunicação no governo, como a Estratégia Geral de Tecnologia da Informação (EGTI) e a Estratégia Geral de Tecnologia da Informação e Comunicações (EGTIC), que buscaram estruturar, integrar e agregar valor na gestão dos ambientes de informática do Executivo Federal.

- E-Digital 2018: O Governo Federal publicou a Estratégia Brasileira para a Transformação Digital (E-Digital) em 2018. Este documento representou uma nova abordagem para o uso das tecnologias digitais no setor público, colocando o foco totalmente centrado no cidadão e buscando transformar a economia, o governo e a sociedade brasileira.

- EGD 2020-2022: A Estratégia de Governo Digital (EGD) para o período de 2020 a 2022 foi formalizada pelo Decreto nº 10.332, de 28 de abril de 2020. Esta estratégia instituiu o Brasil como um Governo Digital. Seu principal objetivo era transformar todas as etapas e serviços públicos digitalizáveis até 2022, tornando-os 100% on-line, por meio do portal GOV.BR. A EGD 2020-2022 busca oferecer políticas públicas e serviços de melhor qualidade, mais simples, acessíveis a qualquer hora e lugar e a um custo menor para o cidadão. A construção da EGD contou com a participação da sociedade organizada, entidades governamentais e cidadãos.

- Aceleração pela Pandemia: Embora o movimento de transformação digital já fosse uma prioridade, ele ganhou um enorme impulso a partir da pandemia de Covid-19. A necessidade compulsória de trabalho remoto superou resistências culturais e impulsionou a adoção de ferramentas colaborativas e soluções digitais em poucos dias. Anos de tentativas de transformação digital foram resolvidos rapidamente devido à situação-limite criada pela pandemia.

- Desenvolvimentos Recentes e Infraestruturas Públicas Digitais (IPDs): Desde o primeiro mandato do governo Lula, o Brasil tem avançado na modernização dos serviços públicos. A plataforma GOV.BR digitalizou mais de 4 mil serviços e conta com mais de 162 milhões de contas. A publicação recente da Estratégia Nacional de Governo Digital (ENGD) e da Estratégia Federal de Governo Digital (EFGD) reforça a inclusão, direitos humanos e sustentabilidade. A EFGD formalizou a Infraestrutura Nacional de Dados. A implementação de IPDs como a identidade digital, o PIX, o Cadastro Único (CadÚnico) e o Cadastro Ambiental Rural (CAR) tem fortalecido a gestão de políticas públicas e ampliado o acesso a serviços. Um exemplo essencial de IPD é o alinhamento da Carteira de Identidade Nacional à identidade digital GOV.BR, oferecendo um número único de identificação civil.

- Desenvolvimento Centrado no Cidadão: A visão de governo digital no Brasil é centrada no cidadão, buscando garantir que toda interação seja percebida como personalizada e alinhada à sua jornada de vida. Os cinco pilares do governo digital incluem: identificação unificada dos cidadãos; fortalecimento da plataforma GOV.BR; integração federativa; Infraestrutura Nacional de Dados e interoperabilidade; e privacidade e segurança de dados.

Para continuar a evolução da transformação digital no Brasil, há desafios que precisam ser enfrentados e superados, como:
a) necessidade de minimizar a desigualdade no acesso à internet e à tecnologia, principalmente por parte daqueles que vivem em áreas remotas;
b) necessidade de investimentos em medidas que visem a segurança cibernética, sejam dos dados dos cidadãos com a integridade dos sistemas;
c) fortalecimento da parceria do governo com a sociedade, incluindo os centros de ensino e as empresas de tecnologia.

É fundamental superar esses desafios com a adoção de procedimentos contínuos que impulsionem a transformação digital do governo brasileiro, modernizando a administração pública e, consequentemente, melhorando a eficiência dos serviços prestados à sociedade.

Considerando as distinções apresentadas nas fontes entre 'digitalização', 'digitização' e 'transformação digital', e os marcos históricos mencionados, como podemos descrever a trajetória e a evolução dessas iniciativas no Brasil, particularmente no setor

A Evolução das Iniciativas Digitais no Setor Público Brasileiro: Da Digitização à Transformação Digital
A trajetória das iniciativas digitais na administração pública brasileira é marcada por um processo evolutivo que transita da digitização — entendida como a conversão de dados analógicos em formato digital — para a digitalização, que refere-se ao uso de tecnologias digitais para automatizar processos, até culminar na transformação digital, que configura uma mudança estrutural e cultural na forma como o Estado opera e entrega valor ao cidadão.
1. Digitização: O Primeiro Passo da Modernização (Anos 1970–1990)
No contexto brasileiro, a digitização iniciou-se com a informatização de registros administrativos e o uso de mainframes nos órgãos públicos. O foco estava na substituição de documentos físicos por arquivos digitais, com o objetivo de melhorar o armazenamento e o controle de dados. Essa etapa não envolvia mudança significativa nos processos organizacionais, mas foi essencial para preparar o terreno para futuras integrações digitais.
2. Digitalização: Automação e Eficiência (Década de 1990–2010)
A digitalização ganhou força com a implementação do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE) em 1995, que introduziu o modelo gerencial na administração pública. Aqui, os sistemas computacionais passaram a ser usados para automatizar rotinas e procedimentos, com destaque para:
• Sistemas Integrados de Administração Financeira (SIAFI) e Sistemas de Gestão de Pessoas (SIAPE).
• Criação de portais de serviços públicos online (como Receita Federal, INSS, e SUS).
• Consolidação de redes de dados entre órgãos públicos, viabilizando interoperabilidade parcial.
Ainda que os processos fossem digitalizados, o foco permanecia em eficiência interna, com pouca transformação na experiência do cidadão.
3. Transformação Digital: Estado Ágil e Centrado no Cidadão (A partir de 2010)
A partir da década de 2010, intensifica-se a chamada transformação digital, que ultrapassa a adoção de ferramentas e busca redefinir a lógica de funcionamento da administração pública.
Características dessa nova etapa incluem:
• Redesenho de serviços com base em Experiência do Usuário (UX).
• Criação da Plataforma GOV.BR, • integrando mais de 4 mil serviços digitais.
• • Uso de Big Data, IA e Internet das Coisas (IoT) para suporte à formulação de políticas públicas.
• • Governança Digital, com estratégias e marcos legais como a Estratégia de Governo Digital (EGD) e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
• • Expansão de canais de participação cidadã online, como consultas públicas e ouvidorias digitais.
A transformação digital implica não apenas uma mudança tecnológica, mas também reconfiguração institucional e cultural, com valorização da gestão por resultados, agilidade, transparência e accountability.
Conclusão
A evolução das iniciativas digitais no setor público brasileiro mostra um movimento progressivo de maturidade tecnológica e organizacional, alinhado às tendências globais de governo digital. A distinção entre digitização, digitalização e transformação digital é fundamental para compreender os diferentes estágios de modernização — cada um com impactos específicos na eficiência administrativa e na qualidade da relação Estado-cidadão. Embora avanços significativos tenham sido alcançados, o desafio atual está em promover uma transformação digital inclusiva, segura e sustentada por inovação contínua.

Histórico da Digitalização no Setor Público e Privado

Complementando suas ideias, para continuar a evolução da transformação digital no Brasil, há desafios que precisam ser enfrentados e superados, como:
a) necessidade de minimizar a desigualdade no acesso à internet e à tecnologia, principalmente por parte daqueles que vivem em áreas remotas;
b) necessidade de investimentos em medidas que visem a segurança cibernética, sejam dos dados dos cidadãos com a integridade dos sistemas;
c) fortalecimento da parceria do governo com a sociedade, incluindo os centros de ensino e as empresas de tecnologia.

É fundamental superar esses desafios com a adoção de procedimentos contínuos que impulsionem a transformação digital do governo brasileiro, modernizando a administração pública e, consequentemente, melhorando a eficiência dos serviços prestados à sociedade.

Considerando as distinções apresentadas nas fontes entre 'digitalização', 'digitização' e 'transformação digital', e os marcos históricos mencionados, como podemos descrever a trajetória e a evolução dessas iniciativas no Brasil, particularmente no setor

A Trajetória da Transformação Digital no Brasil, com foco no setor público, tem evoluído significativamente, passando por fases de digitalização (conversão de informações físicas para o formato digital), digitização (mudança profunda nos processos e estratégias do negócio para um modelo digital) e, por fim, transformação digital (processo amplo que integra tecnologia, processos, pessoas e estratégias).

Marcos Históricos e Evolução:

Década de 1990:
Primeiras iniciativas de digitalização, com foco em processos administrativos e documentos.

Década de 2000:
Desenvolvimento de portais eletrônicos e serviços online, como o Portal do Governo. O conceito de Governo Eletrônico (e-Government) surge a partir da evolução da TIC, especialmente a internet, visando novas formas de relacionamento da Administração Pública com a sociedade, com foco na prestação de serviços sem a necessidade de presença física. O Programa de Governo Eletrônico do Estado brasileiro foi criado no ano 2000, alinhado às metas do Programa Sociedade da Informação (SocInfo). Período pós-2009: Houve a evolução das estratégias de tecnologia da informação e comunicação no governo, como a Estratégia Geral de Tecnologia da Informação (EGTI) e a Estratégia Geral de Tecnologia da Informação e Comunicações (EGTIC), que buscaram estruturar, integrar e agregar valor na gestão dos ambientes de informática do Executivo Federal.

Década de 2010:
Adoção de tecnologias como nuvem, big data e inteligência artificial para aprimorar a gestão e a oferta de serviços públicos.

E-Digital 2018: O Governo Federal publicou a Estratégia Brasileira para a Transformação Digital (E-Digital) em 2018. Este documento representou uma nova abordagem para o uso das tecnologias digitais no setor público, colocando o foco totalmente centrado no cidadão e buscando transformar a economia, o governo e a sociedade brasileira.

EGD 2020-2022: A Estratégia de Governo Digital (EGD) para o período de 2020 a 2022 foi formalizada pelo Decreto nº 10.332, de 28 de abril de 2020 e busca oferecer políticas públicas e serviços de melhor qualidade, mais simples, acessíveis a qualquer hora e lugar e a um custo menor para o cidadão.

Aceleração pela Pandemia: Embora o movimento de transformação digital já fosse uma prioridade, ele ganhou um enorme impulso a partir da pandemia de Covid-19. A necessidade compulsória de trabalho remoto superou resistências culturais e impulsionou a adoção de ferramentas colaborativas e soluções digitais em poucos dias.

Atualmente:
A visão de governo digital no Brasil é centrada no cidadão, buscando garantir que toda interação seja percebida como personalizada e alinhada à sua jornada de vida. Os cinco pilares do governo digital incluem: identificação unificada dos cidadãos; fortalecimento da plataforma GOV.BR; integração federativa; Infraestrutura Nacional de Dados e interoperabilidade; e privacidade e segurança de dados.

A plataforma GOV.BR digitalizou mais de 4 mil serviços e conta com mais de 162 milhões de contas. A publicação recente da Estratégia Nacional de Governo Digital (ENGD) e da Estratégia Federal de Governo Digital (EFGD) reforça a inclusão, direitos humanos e sustentabilidade. A EFGD formalizou a Infraestrutura Nacional de Dados. A implementação de IPDs como a identidade digital, o PIX, o Cadastro Único (CadÚnico) e o Cadastro Ambiental Rural (CAR) tem fortalecido a gestão de políticas públicas e ampliado o acesso a serviços. Um exemplo essencial de IPD é o alinhamento da Carteira de Identidade Nacional à identidade digital GOV.BR, oferecendo um número único de identificação civil.

Comentário

Ótima contribuição, Alysson! Sua resposta traz uma visão clara e bem-estruturada da evolução da transformação digital no setor público brasileiro, destacando os marcos históricos e a diferença entre digitalização, digitização e transformação digital. A organização por décadas facilita muito o entendimento, e os exemplos citados, como a E-Digital, a plataforma GOV.BR e o impacto da pandemia, que ilustram bem os avanços.

Seria interessante complementar com alguns desafios ainda enfrentados, como a desigualdade no acesso à internet ou a resistência à mudança em certas esferas governamentais. Além disso, uma breve comparação com iniciativas internacionais ajudaria a contextualizar o posicionamento do Brasil nesse cenário.

De qualquer forma, seu texto já é muito rico em detalhes e dados concretos. Parabéns pela contribuição!

Novo comentário