Overview sobre gestão de riscos

Na sua opinião, a gestão de riscos no setor público já está bem estruturada? Quais são os pontos positivos dessa implementação da gestão de riscos e quais os desafios que as organizações enfrentam para implementar práticas eficazes de gestão de riscos no contexto público?

 

Tópico: Overview sobre gestão de riscos

OVERVIEW SOBRE GESTÃO DE RISCOS

A gestão de Riscos no Setor público possui boa estrutura no quesito referencial teórico, principalmente em nível federal. Há esforço genuíno das organizações para o atendimento dos normativos vigentes que exigem implementação da Gestão de Riscos nas Organizações Públicas de nível federal. Os pontos positivos que podemos observar é que a Gestão técnica e não política das organizações públicas que fazem gerenciamento dos seus riscos, não estão à derivas de decisões políticas, mas centradas em seus objetivos e cercadas de base para melhor tomada de decisões.
Mas, essa situação ainda não é a realidade da Gestão Pública Brasileira, nem na Esfera Federal, que na Prática ainda enfrenta os desafios , tais como: falta de comprometimento das parte interessadas, resistência a mudanças, complexidade organizacional, falta de recursos, cultura organizacional com tendências patrimonialistas, falta de recursos humanos capacitados, mudanças constante de gestores, alta rotatividade de servidores, entre outros. Se observarmos as esferas estaduais e municipais a situação se mostra ainda mais precária quanto a estrutura para implementação da Gestão de Riscos.

Gestão de Riscos no Setor Público

A gestão de riscos no setor público ainda carece da implantação de uma estrutura adequada e eficaz da gestão de riscos. Os pontos positivos da implementação da gestão de riscos são: (i) redução de perdas – a identificação e o tratamento precoce de riscos resultam em menores prejuízos financeiros e operacionais; (ii) tomada de decisão mais eficiente - tomar decisões embasadas em análises de risco, leva a escolhas mais assertivas e menos impacto negativo nos negócios; (iii) incremento da resiliência organizacional - preparação e adaptação mais eficazes a cenários adversos, tornando a organização mais forte e capaz de superar desafios. Os desafios que as organizações do setor público enfrentam na implementação de práticas eficazes de gestão de riscos são: falta de comprometimento das partes interessadas; resistência à mudança por parte dos colaboradores; complexidade organizacional que dificulta a implantação; e a falta de recursos adequados para aplicar as estratégias de gerenciamento de riscos. Esses desafios devem ser cuidadosamente endereçados ao longo do processo de implementação, a fim de assegurar uma gestão eficaz e assertiva dos riscos.

Novo comentário