Curso de Coaching
OBJETIVO INSTRUCIONAL
•Objetivo Geral:
Aplicar ferramentas do coaching para desenvolver psicologicamente o indivíduo e a organização.
• Objetivos Específicos:
a) Falar de modo positivo e otimista para solucionar pendências no ambiente profissional;
b) Avaliar o principal sentido dos colaboradores para maximizar o desempenho individual e organizacional;
c) Aplicar a análise comportamental para motivar a equipe de trabalho. 
“Tratando as pessoas como elas são, tornamo-las piores; tratando-as como devem ser ajudamo-las a se tornarem os que elas são capazes de ser.” (Goethe)
•Definição: coaching é uma parceria criativa cujo fim é liberar o potencial de uma pessoa para maximizar o seu desempenho.
•Aplicação: profissões que lidam com pessoas para auxiliá-las a se desenvolverem. Destacam-se: gerentes, professores, servidores públicos, etc. 
•Metodologia: uso de ferramentas de psicologia do desenvolvimento humano:
a) Coaching de Psicologia Positiva;
b) Coaching Neurolinguístico;
c) Coaching Comportamental. 
 
DEFINIÇÃO DE COACHING
 
•Coaching, em síntese, é aprendizado, pois deriva de uma parceria de aprendizagem.

 

•Importante não confundir o termo “Coaching” com o termo “Mentoring”:

 

a) Coaching: o contratado (coach) resgata competências internas do cliente, ou seja, amplia a percepção do cliente mediante habilidades específicas. Exemplo: Coaching profissional.

b)  Mentoring:  representa uma parceria na qual o contratado oferta conhecimentos especializados (expertise) ao cliente, ou seja, fornece competência cuja origem é externa ao cliente. Exemplo: auditoria, consultoria, etc.

 

APLICAÇÃO DO COACHING PARA  A SUPERAÇÃO DE SÍNDROMES

•Síndrome da Exteriorização Existêncial: contraste entre o excesso de informação do mundo extrapsíquico/mundo intrapsíquico, grave crise de interiorização, reduzida capacidade de se reciclar e se reorganizar, baixa eficiência em se tornar agente modificador da sua história.

 

•Sistema de Encandeamento Distorcido (SED): ocorrência espontânea.
•Pensar é ineficiente para controlar a emoção, o pensamento tem dificuldade para se materializar no campo da energia psíquica e transformar a ansiedade em tranquilidade. Procure fazer.  
 

METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO DO COACHING
 
•Na abordagem do coaching integral, o desenvolvimento do ser humano passa por 3 estágios:
•Egocêntrico: ser;
•Convencional: normas sociais;
•Pós-convencional: preocupação com todos.
•O nosso estágio de desenvolvimento influencia a forma como aprendemos e o modo como organizamos o nosso aprendizado (modelo integral). 
 
Gestão por Competência no Coaching:
 
A técnica de segmentar a aprendizagem em 3 aspectos:

 

• O quê aprender;
• Como aprender;
• Querer aprender.