O capital humano, considero ser, a força primordial laboral do grupo como um todo, seja o empregador empresa pública ou privada, é de fundamental importância e indispensável no desempenho e crescimento do empregador.
A capacitação de servidor/funcionário é o conhecimento, aprimoramento e adaptação, inclusive às tecnologias utilizadas diariamente, é vital no aumento da capacidade de produtividade de cada integrante do grupo. Oferece segurança, fortalece a instituição trazendo fluidez nos desafios e tarefas, seja no sentido amplo ou restrito, interno e externos.
Na gestão de capital humano, é louvável que o gestor possa observar e aplicar estratégias de modo que sua equipe tenha entre si e individualmente, sentimentos de companheirismo, confiança, motivação, cooperação e, de forma harmoniosa busquem alcançar sempre os melhores resultados aos fins a que se destina a organização. O gestor, também, não pode esquecer de proporcionar um ambiente agradável, respeitoso, saudável e harmonioso, valorizar o colaborador pelos conhecimentos adquiridos e proporcionar novas oportunidades de aprendizagem.
Capital humano pode ser definido como um conjunto de habilidades, conhecimentos e competências dos indivíduos que podem ser mobilizados para a produção de bens e serviços. Sendo assim é considerado um dos ativos mais importantes das organizações, ainda com o avanço da tecnologia e de todas as suas ferramentas, a força dos colaboradores tem um papel de extrema relevância no crescimento das empresas e nas relações de competitividade existentes. Nesse sentido, empresas que investem no capital humano possuem certo diferencial, agregando valor.
Quando se investe em capital humano através de treinamento e desenvolvimento, mantendo os colaboradores sempre atualizados e preparados para as demandas emergentes, as empresas criam um ambiente de trabalho motivador, onde todos se sentem valorizados e como consequência se comprometem em maior grau com os objetivos da organização. Isso gera um clima de cooperação e lealdade que favorece a produtividade e aumenta a satisfação no trabalho. Por isso que se diz que quando uma empresa investe em capital humano está investindo no seu próprio futuro, pois excelentes resultados só podem ser conquistados através de pessoas competentes e motivadas.
Uma gestão adequada contribui para a valorização do Capital Humano, e isso pode ser feito de diversas formas: por meio de programas de treinamento e desenvolvimento profissional, planos de carreira bem estruturados e criação de um ambiente de trabalho agradável e acolhedor. Além disso, é importante compreender as necessidades dos colaboradores e oferecer benefícios como planos de saúde, vale transporte e alimentação.
Gostei da forma que a colega de curso teceu em seu comentário.
Na sua definição de “Capital Humano”, enfatizou o conjunto de competências já adquiridos pelos colaboradores e sua extrema relevância na busca dos objetivos da organização. Lembrando, ainda, que mesmo assim, colaboradores experientes carecem de investimentos através de treinamentos e desenvolvimentos visando estarem sempre atualizados para o desempenho de suas funções. Tratou também, sobre a organização dispor ambiente de trabalho saudável, confortável, motivador para o crescimento dos colaboradores e da organização.
Tratou sobre gestão adequada, dando ênfase à valorização do Capital Humano, inclusive, sobre a atenção a ser dispensada pela organização, às necessidades dos seus colaboradores.
Pelo exposto, considero relevantes os destaques da colega de curso, na busca da melhor forma de mostrar a importância do capital humano nas organizações.
O conceito de Capital Humano nas organizações é um conceito que sofreu modificações com o passar do tempo. Inicialmente os funcionários nas empresas eram vistos somente como empregados, pessoas que eram pagas para desenvolver uma determinada atividade, mas apenas isso. Com o passar dos anos e após diversos estudos foi observado que o colaborador, antes visto como empregado, na verdade, é um dos principais pilares de uma organização, sendo seu bem-estar e satisfação refletidos nas atividades que desempenha, gerando valor e diferencial competitivo na empresa no qual está inserido.
A partir dessa observação as empresas passaram a investir cada vez mais em seus funcionários, e os resultados positivos foram aparecendo à medida em que esses profissionais eram capacitados e valorizados.
O Capital Humano, desse modo, é o conjunto de valores, conhecimentos e habilidades dos colaboradores de uma instituição e está diretamente ligado ao desempenho organizacional.
Um profissional capacitado possui maior segurança para desempenhar suas atividades, é capaz de apresentar propostas inovadoras para os desafios que surgirem e consegue se sair bem em situações desafiadoras, mas apenas capacitar um funcionário não é suficiente. É necessário investir também em seu bem-estar e apresentar incentivos que o motive a desempenhar suas atividades com excelência.
Um profissional valorizado, capacitado e satisfeito com seu ambiente de trabalho gera um clima favorável à organização, é mais produtivo e, consequentemente, agrega valor à empresa. Por esse motivo, investir em Capital Humano e gerenciá-lo de forma correta é de extrema importância.
Concordo com seu ponto de vista de que é inegável a importância da relação entre o Capital Humano e a inovação para a prosperidade e competitividade das organizações. Ao reconhecer os colaboradores como pilares fundamentais capazes de gerar valor e diferenciação competitiva, ressalta-se a necessidade crucial de investir não apenas na capacitação técnica, mas também no bem-estar e na valorização desses profissionais. A interligação entre um Capital Humano valorizado, devidamente capacitado e satisfeito, e a habilidade de apresentar propostas inovadoras é de extrema relevância. Colaboradores motivados não só desempenham suas funções com excelência, mas também estão mais propensos a contribuir com ideias criativas e soluções inovadoras. Assim, a gestão eficaz do Capital Humano não apenas impulsiona o desempenho organizacional, mas também fomenta um ambiente propício à inovação, sendo um elemento-chave para o êxito a longo prazo das empresas.
O termo capital nos remete ao sistema capitalista que gira em torno de produção de bens e valores por meio de investimento e trabalho, Ao falarmos de Capital Humano, entendo que devemos identificá-lo como um patrimônio rentável das empresas, o elemento central que envolve todas as pessoas que fazem parte da empresa ou governo, utilizando suas habilidades, emoções e conhecimento para atingir o objetivo da organização.
Os elementos que considero essenciais para compreender sua importância nas organizações são:
a. Habilidades e Conhecimentos: refere-se ao histórico de experiência de vida e de educação formal e informal que os integrantes das organizações possuem.
b. Engajamento e Motivação: quando há sentimento de valorização e pertencimento nas organizações, situação que é favorecida quando há sistemas de ascensão funcional por meio de merecimento e recompensas.
c. Trabalho em Equipe e Colaboração: o trabalho em grupo pode ser mais produtivo quando se divide tarefas, organizam-se objetivos e prazos.
d. Aprendizado Contínuo: o sistema de aperfeiçoamento dos integrantes da empresa contribui para a manutenção de padrões de excelência no desenvolvimento das organizações.
A relação entre o Capital Humano e o desempenho organizacional deve ser vista como uma relação de interdependência, isto é, a melhoria de uma organização está diretamente ligada à qualidade dos funcionários e chefias que integram o referido ente, seja particular ou público.
Ao investir no desenvolvimento e valorização do Capital Humano, as empresas podem obter vários benefícios, como:
a. Maior nível de eficiência: sabemos que o domínio da realização de funções em uma empresa evita desperdício de tempo e consequentemente os objetivos são alcançados de forma mais célere.
b. Inovação e Competitividade: O Capital Humano qualificado gera situações de desafios na solução de problemas, daí surge o espaço para inovar e consequentemente se diferenciar de outras empresas, trazendo mais valor para a organização e elevando o nível de competitividade.
c. Retenção de Talentos: ao creditar confiança em colaboradores, mantê-los motivados e impulsionando-os para solucionar desafios de seus interesses haverá mais chances de que a organização tenha seus profissionais por mais tempo.
d. Boa aceitação do público: sabemos que uma empresa bem organizada e gerida tende a cativar seu público-alvo, o que contribui para a perenidade da organização.
Na minha organização, para potencializar o Capital Humano e impulsionar resultados positivos, adotou-se algumas estratégias e práticas:
a. Treinamento: por meio de setor de ensino de minha organização estruturou-se uma série de cursos em benefícios da carreira.
b. Seleção para desempenho de funções: por meio de seleções transparentes, centradas em critérios objetivos, incentiva-se a busca pelo exercício de novas funções e chefias.
c. Avaliações de desempenho periódicas: avaliações anuais visam identificar a evolução do servidor (a) na organização, situação que permite indicação de ajustes para aprimoramento do servidor (a).
d. Eventos de confraternização: Eventos festivos na organização contribuem para o sentimento de pertencimento e ativam situações de bem-estar.
A gestão adequada do Capital Humano pode contribuir para a criação de um ambiente de trabalho saudável, motivador e produtivo de várias maneiras e antecipo que é o grande desafio das chefias de organizações:
a. A gestão organizacional deve mapear todas a áreas para adequar estrategicamente os servidores no desempenho de suas atribuições;
b. A gestão deve manter um ambiente cortês e respeitoso, sempre atento para evitar desvios funcionais e pessoais no ambiente de trabalho;
c. A gestão deve intermediar conflitos para evitar que tomem grandes proporções.
O capital humano é toda força de trabalho de uma organização, sendo ela essencial para as organizações e de correlação praticamente direta entre competências e desempenho. Óbvio que existem exceções nas quais a pessoa sabe muito porém não consegue trazer para a pratica seus saberes e habilidades, mas via de regra, quanto mais qualificado mais produtivo. Isso agrega valor as organizações, tendo seus fluxos de trabalho melhorados.
A motivação é outro ingrediente primordial ao sucesso da organização, porque um funcionário feliz resolve com maior facilidade os desafios diários.
Para maioria das empresas, o investimento em capacitação é de fato um “investimento organizacional”, exceto para as que não souberem retém seus talentos.
Ofertar cursos e propiciar não só capacitações externas, mas a cooperação interna, conhecendo boas práticas organizacionais, que às vezes estão ao seu lado, faz o trabalho melhorar como um todo, então a interação com os pares é importante.
A boa gestão do capital humano é essencial principalmente no serviço público e o gestor que percebe que a cooperação e motivação é a melhor estratégia, sempre colhe bons frutos do seu trabalho.
Inclusive se alguém produz x e outro par produz meio x e ambos ganham a mesma coisa, a tendência é que o que produzia mais fique desmotivado e comece a produzir menos e não o contrário. Logo, a boa gestão de pessoal em uma organização é de suma importância para a manutenção e o crescimento da mesma.
Gostei muito da forma sucinta que a colega redigiu a resposta. Chamou-me atenção o destaque no primeiro parágrafo sobre a relação direta de qualificação e produtividade, pois com certeza as organizações com melhor qualidade, principalmente no aspecto humano, tendem a se manter diferenciadas. Continuando o debate, a colega enfatizou a motivação como cerne do processo de sucesso organizacional e tratou com bastante atenção a ideia de capital humano como investimento, e não um mero custo como fazem empresas de pouco destaque.
A capacitação também foi citada de forma bem adequada. Por fim, considero importante o destaque que a colega de curso deu ao setor gerencial no setor público, sempre buscando a melhor forma de equalizar os talentos organizacionais.
Parabéns Josiane Conrado
O conceito de capital humano pode ser interpretado como sendo o ativo de maior valor que uma organização , seja ela empresa, indústria ou instituição pode ter. O vocábulo reflete o valor agregado por meio dos conhecimentos técnicos, suas experiências, suas habilidades e suas competências dos indivíduos.
Levando-se em conta que os indivíduos são as principais responsáveis por manter os processos em pleno funcionamento, perceber quais as suas demandas, como desenvolver o potencial de cada um e promover um bom clima organizacional é de total responsabilidade dos gestores e havendo gerenciamento adequado desse recurso tem impacto diretamente no sucesso e crescimento de uma empresa.
Havendo investimento no capital humano, benefícios aparecem como : Comprometimento dos colaboradores com o resultado da organização ,maior retenção de talentos devido as oportunidades de desenvolvimento que aparecem e se torna mais atrativa para os colaboradores a médio e longo prazo , aumento da produtividade , melhora no clima organizacional , redução de conflitos dentre outros.
No que se refere às estratégias temos : Programas de treinamento que seria desenvolver programas de treinamento específicos voltados para as competências específicas do seu pessoal ; Mentoria e coaching quando temos por exemplo um servidor com mais experiencia e um outro menos experiente e vai havendo a transmissão de conhecimento ; Podemos citar também e educação corporativa através do estabelecimento de parcerias com instituições educacionais e implementações de cursos e certificações para os colaboradores ; Por fim ,a atualização contínua , incentivando a busca constante de atualização dos colaboradores.
A gestão adequada do capital humano pode contribuir para a criação de um ambiente de trabalho saudável, motivador e produtivo de diversas formas , partindo desde treinamentos constantes, ao desenvolvimento plano de carreira, até oferecendo bonificações por desempenho, por exemplo. Gerir bem o capital humano é primordial para o sucesso de qualquer organização , uma vez que a mesma é feita de pessoas, onde valorizando, capacitando e incentivando seus colaboradores é o tripé chave para o alcance do sucesso.
Capital Humano
23/08/2023
Vinícius C.
O conceito de Capital Humano, na minha definição, pode ser a força motriz da organização, o maior ativo estratégico desta. Ainda que estejamos em um período muito forte de transição para o rápido domínio da tecnologia, o capital humano continua responsável pelos rumos que a organização toma dia após dia. Citado na aula como o conjunto de habilidades, conhecimentos e potencial dos colaboradores de uma empresa, o reflexo dos conhecimentos retidos pelos profissionais de uma organização é o resultado desta, o qual pode ser potencializado exponencialmente de acordo com a gestão de seus funcionários.
A essencialidade do capital humano pode ser imaginada, inicialmente, por como seria uma empresa sem funcionários / colaboradores. Ainda que 100% automatizada, não se faz possível até então, robotizar relações, negociações e solução de problemas não previstos, principalmente. A manutenção de um capital humano treinado, dedicado e motivado faz se imprescindível para o pleno funcionamento e crescimento de qualquer organização.
Quanto à relação entre o Capital Humano e o desempenho organizacional, ambos conceitos possuem relação direta, na qual torna se maior o desempenho organizacional à medida que o Capital Humano esteja alinhado com os objetivos organizacionais.
Quanto maior o investimento na “lapidação” do Capital Humano de uma empresa, deixando explícito quais são os valores, objetivos e estratégias empresariais a serem seguidas, maior será o desempenho organizacional. A valorização do Capital Humano não só na parte profissional, mas também na esfera pessoal dos seus funcionários cria condições muito favoráveis à continuidade dos processos – ao evitar a rotatividade, o Capital Humano será experiente. Ao evitar os conflitos, o Capital Humano será alinhado. Ao se fomentar a motivação, o Capital Humano terá orgulho de participar de tal organização, ofertando o seu melhor a cada dia. É um exemplo clássico da relação “Ganha-Ganha”.
Ao investir no desenvolvimento e valorização do Capital Humano, as empresas passam uma mensagem de que aquelas pessoas são mais do que meras ferramentas; são parceiras da empresa em busca dos resultados. Atingindo os resultados pretendidos, o benefício também não será somente da empresa, mas de todos os envolvidos. O investimento no desenvolvimento do Capital Humano é um dos caminhos para que as pessoas “vistam a camisa” da empresa, considerando aquele negócio como negócio próprio, guardadas as limitações, mas se entregando ao máximo em busca do resultado almejado.
A gestão do Capital Humano em setores públicos é um capítulo à parte deste conceito, o qual possui margem para aprofundados estudos e discussões, considerando as particularidades desta área. No órgão federal em que trabalho, iniciamos um trabalho de gestão de pessoas há aproximadamente 9 anos, colocando como foco a valorização do Capital Humano. Entre as ações nessa linha, foi implantada uma Gerência de Recursos Humanos (conceito já ultrapassado na atualidade), onde todos os servidores encontram amparo na busca pela solução dos seus problemas funcionais. Além disso, priorizamos a solução de conflitos entre colegas e chefias; intermediando substituições, realocações e transferências que possam estar atrapalhando de alguma maneira o desenvolvimento do servidor junto à Instituição; são oferecidos programas de capacitação constantes, tanto em áreas específicas quanto em áreas gerais, ministrados pela própria Instituição ou Instituição externas; são oferecidos programas de melhoria na qualidade de vida, como atividades de yoga e pilates a custo mais acessível; além de constantes estudos para melhoria do ambiente organizacional.