Como o planejamento da auditoria é conduzido na administração pública, considerando a complexidade e a diversidade das atividades governamentais? Quais são os principais desafios enfrentados no processo de planejamento da auditoria e como esses desafios p
O planejamento é etapa fundamental para o sucesso da auditoria, sendo imprescindível que sejam alocados os recursos e o tempo adequado para sua realização. Antes de elaborar o plano ou programa que guiará os trabalhos de auditoria, é importante que o auditor se prepare. Um bom começo é conhecer melhor a unidade auditada e os seus negócios.
O planejamento deve considerar todos os fatores relevantes na execução dos trabalhos, especialmente os seguintes:
- o conhecimento detalhado dos sistemas contábil e de controles internos da Entidade e seu grau de confiabilidade;
- a natureza, oportunidade e extensão dos procedimentos de auditoria interna a serem aplicados;
- a existência de entidades associadas, filiais e partes relacionadas que estejam no âmbito dos exames da auditoria interna;
- o uso do trabalho de especialistas e outros auditores;
- os ciclos operacionais da entidade relacionados com volume de transações e operações;
- o conhecimento das atividades operacionais da entidade;
- o conhecimento da execução orçamentária, tanto operacional como de investimentos.
O grande desafio no planejamento da auditoria interna é risco de auditoria que, conforme a NBC-T-11, é a possibilidade de o auditor vir a emitir uma opinião tecnicamente inadequada sobre as demonstrações contábeis significativamente incorretas. A preocupação do auditor com os controles está diretamente relacionada às potencialidades de riscos, ou seja, de erros que podem ocorrer e que escapam a um tradicional exame de controles. As ações de auditoria são desenhadas para obter segurança razoável – não absoluta – sobre as questões auditadas. Logo, é preciso que o auditor defina o risco de auditoria compatível com o grau desejável de segurança que ele deseja alcançar.
Para superar os desafios, o auditor interno deve documentar seu planejamento e preparar, por escrito, o programa de trabalho, detalhando o que for necessário à compreensão dos procedimentos que serão aplicados, em termos de natureza, oportunidade e extensão, assim como utilizar técnicas de auditoria e/ou controle, que são ferramentas utilizadas para possibilitar a execução das ações de controle (auditoria e fiscalização) com vistas à obtenção de evidências que deem suporte ao atendimento dos objetivos de cada procedimento executado.